
Come-se mal no mundo. Eu sei, você sabe, todos sabemos… Mas, nos últimos tempos, a preocupação com a alimentação atingiu proporções vertiginosas, principalmente aqui, no mundo “desenvolvido”. Ando pelos supermercados londrinos e, se prestar atenção às embalagens, vejo que é tudo orgânico, sem conservantes ou aditivos. Por outro lado, é tudo vendido pronto, devidamente embalado, sem qualquer vestígio da vida campestre.
Outro dia, fui a um supermercado fantástico em High Street Kensington chamado Whole Foods… De perder a cabeça mesmo! Há uma praça de alimentação por lá, e fui fazer um lanche. Só queria uma fatia de pizza e uma coca-cola. Estava à procura do refrigerante, mas não havia, só havia orgânico. Isso mesmo, não é loucura minha, era coca-cola orgânica! A embalagem ainda dizia que era indicada para vegans e tal. Comprei, meio desconfiada, e, sinceramente, foi uma desilusão. Tá na minha lista das piores bebidas juntamente com o chá de boldo!
Mas, sinceramente, fiquei intrigada com duas questões: será que algum vegan, ou seja, alguém que opta por uma vida mais saudável e que não ingere nada de origem animal, bebe coca-cola orgânica? Não seria melhor beber um suco? E outra: vegans não bebem coca-cola? Mas a cola vem das plantas, não é de origem animal! Ser vegan não é sinônimo de ser contra os EUA nem nada!
Eu, cá pra mim, só sei de uma coisa:
o mundo realmente está virado de cabeça para baixo.